sábado, 1 de setembro de 2012

Biografias: Lowkey.


Kareem Dennis é um músico e ativista político de descendência inglesa e iraquiana, mais conhecido por seu nome artístico Lowkey.

Kareem Dennis nasceu em Londres no dia 23 de maio de 1986 de uma mãe iraquiana e um pai inglês. Devido à sua mistura genética, ele normalmente se descreve como um inglês entre árabes e um árabe entre inglêses. Aos 12 anos de idade, ele começou a fazer seus raps, inicialmente copiando rappers americanos mas logo usando seu próprio sotaque. Ele começou a frequentar lugares com palco aberto como a loja de discos Deal Real no centro de Londres. A primeira vez que ele se apresentou lá, como Lowkey, disseram que já tinha um frequentador regular com esse mesmo nome. Os dois tiveram uma batalha de rap pelo nome, a qual Dennis venceu.

Ele foi esfaqueado aos 15 anos de idade, o que rompeu dois tendões e quase abriu uma artéria. Seu irmão mais velho cometeu suicídio quando Dennis tinha 18 anos de idade. Ele disse que a perda de seu irmão ensinou coisas a ele que não podem ser entendidas por outros.

Em 2003 ele lançou a primeira parte de uma série de mixtapes entitulada Key to the Game. Em um ano e meio ele lançou os seguntes dois volumes, todos bem recebidos na comunidade hip hop do Reino Unido. O primeiro volume continha em grande parte músicas de outros artistas, o segundo foi quase completamente composto de músicas do próprio Lowkey em conjunto com outros artistas e produtores e o terceiro foi seu próprio trabalho. Mesmo com o lançamento da terceira fita em 2005, seria outros três anos até que ele finalmente lançasse seu album, preferindo primeiro explorar outros aspectos de sua carreira. Ele vendia suas fitas nas ruas de Londres.

Enquanto Lowkey se ocupava com turnês pela Europa como ato de abertura de Immortal Technique, Canibus, e Dead Prez, ele começou a fazer contatos com outros músicos e produtores e organizar a gravação de seu primeiro album. Dear Listener foi lançado em janeiro de 2009, seguindo esse lançamento com a mixtape Uncensored, misturando material novo e colaborações com pedaços de toda a série Key to the Game e Dear Listener. Uncensored foi lançado digitalmente em dezembro pelo iTunes.

Depois de embarcar em turnê com o Immortal Technique, os dois gravaram o single Voices of the Voiceless em setembro de 2009. A música fala de racismo, revolução, guerra, colonialismo e outros assuntos políticos mundiais. A música foi lançada em 16 de agosto de 2009, sendo o primeiro single do segundo album de estúdio de Lowkey, que seria lançado apenas em 2011.

O segundo single, Long Live Palestine (também conhecido como Tears to Laughter) foi lançado digitalmente, e em dezembro de 2009 Lowkey revelou que a música teria uma segunda parte com a colaboração de artistas como DAM, Shadia Mansour, The Narcicyst, Hich Kas, Reveal, Eslam Jawaad e Hasan Salaam. Long Live Palestine foi lançado em EP com a parte um e o instrumental, atingindo primeiro lugar nas paradas de hip hop na Amazon e no iTunes.

Soundtrack to the Struggle foi lançado em 16 de outubro de 2011, chegando em primeiro lugar nas paradas de albums de hip hop no iTunes do Reino Unido, terceiro lugar no Canadá, quarto na Austrália e oitavo nos EUA. Em escala nacional, Soundtrack to the Struggle ficou na posição 57 em todo o Reino Unido. Nas paradas de downloads do Reino Unido, ficou em décima quarta posição, e na de R&B chegou à sexta posição. O album também ficou nas paradas Indie do Reino Unido, em nona posição.

No dia 17 de abril de 2012, Lowkey oficialmente entrou em hiatus, anunciando a notícia no facebook. Ele disse que depois de mêses pensando no assunto, ele decidiu deixar a música por um tempo e focar em seus estudos. Com isso, ele desativou sua página no facebook, que tinha mais de 180,000 seguidores.

Lowkey era parte de um grupo de hip hop chamado Poisonous Poets que lançou uma mixtape em 2005 de mesmo nome. O grupo, também conhecido como Double P, foi funado por Doc Brown, e também tinha como membros Reveal, Stylah, Tony D e Therapist.

0 comentários:

Postar um comentário