sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Biografias: The Raincoats.

The Raincoats é uma banda britânica de post-punk fundada por Ana da Silva e Gina Birch em 1977 enquanto as duas estudavam arte em Londres. Sua primeira apresentação, em novembro de 1977, contou com Ross Crighton na guitarra e Nick Turner como baterista. Kate Korus foi parte do grupo por pouco tempo, substituida por Jeremie Frank. Nick Turner deixou a banda para formar The Barracudas, com Richard Dudanski como o novo baterista; Jeremie Frank foi substituido por Patrick Keiller.

Foi no fim de 1978 que The Raincoats tornou-se uma banda composta inteiramente de mulheres, com Palmolive na bateria e Vicky Aspinall como violinista. Em 1979 elas lançaram seu primeiro single, Fairytale in the Supermarket/ In Love/ Adventures Close to Home pela Rough Trade Records e em seguida embarcaram em uma turnê pelo Reino Unido com a banda Kleenex. Ainda no mesmo ano, seu primeiro album foi gravado e lançado. The Raincoats em sua versão original continha dez músicas, entre elas uma versão de Lola, do The Kinks.

Em 1980, Palmolive deixou a banda e foi substituida por Ingrid Weiss, e as gravações de Odyshape começaram logo em seguida. Robert Wyatt, Charles Hayward e Richard Dudanski foram convidados que apareceram nesse segundo album. O lançamento foi seguido por uma turnê na Europa e uma série de shows na costa leste dos EUA.

O próximo lançamento veio em 1983 pela ROIR, um album ao vivo gravado em dezembro do ano anterior no espaço The Kitchen (NY), entitulado The Kitchen Tapes.

Moving, lançado em 1984, foi o terceiro album de estúdio da banda. Depois do lançamento, as integrantes começaram a focar em outros projetos - Gina Birch e Vicky Aspinall formaram Dorothy, e Ana da Silva trabalhou em uma série de projetos de dança, além de formar Roseland com Charles Hayward.

Kurt Cobain era um dos notáveis admiradores da banda, e conheceu Ana da Silva em 1992 quando foi comprar uma nova cópia do album The Raincoats. O mesmo album foi re-lançado em 1994, juntamente com Moving.

Paradas dês de 1984, levou a persuasão de Shirley O'Loughlin para que Ana da Silva e Gina Birch fizessem uma apresentação na Garage em Londres no ano de 1994, com Steve Shelley (Sonic Youth) na bateria e Anne Wood no violino. A apresentação comemorou o re-lançamento dos discos.

Elas gravaram uma sessão para a BBC Radio 1, que foi lançada por Blast First e Smells Like Records. Kurt Cobain convidou-as para tocar com o Nirvana na turnê planejada para abril do mesmo ano, mas morreu uma semana antes do primeiro show.

Ana da Silva e Birch tinham músicas novas, que resultaram no album Looking in the Shadows, lançado pela Rought Trade Records e DGC Records em 1996. Dês de então, The Raincoats tem tocado em eventos especiais como o Meltdown de Robert Wyatt em 2001, e o lançamento do album 99 Cents do Chicks on Speed em 2003. Silva e Birch recentemente gravaram uma versão de Monk Chant para uma coletânea de músicas do The Monks chamada Silver Monk Time, e tocaram a música ao vivo com o The Monks em Berlin em outubro de 2006.

Elas tocaram no Ladyfest Leeds, e no Nuits Sonores Festival em 2007, o segundo desses com o Chicks on Speed. Em 2009, The Raincoats-Fairytales-A Work in Progress, com diretoria de Gina Birch e produção do The Raincoats foi exibido no BFI em Londres. No mesmo ano, a banda tocou no palco Girl Monster no Donaufestival com o Girl Monster Orquestra. Em 2010, elas tocaram no festival All Tomorrow's Parties de Matt Groening.

Em novembro de 2010 elas tocaram um show no MoMA em NY. Em 2012, elas tocaram no festival All Tomorrow's Parties e no 35 Denton Music Festival.

0 comentários:

Postar um comentário